segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Um Supermercado na Pré-Escola
RELATO DE EXPERIÊNCIA
UMA SUPERMERCADO NA PRÉ-ESCOLA
Alessandra Latalisa de Sá

I. Justificativa;
Supermercado foi o tema escolhido pelo interesse demonstrado pelas crianças nesta brincadeira. Representar as cenas de lojas, o ato de vender e comprar estava sempre presente nas situações de rinquedo espontâneo e também faz parte do quotidiano destas crianças acompanhar os pais aos supermercados.
Minha expectativa é de que será possível conferir o crescimento das crianças com relação a capacidade de cálculo, conhecimento da linguagem matemática, capacidade de classificar, organizar, sintetizar, nível de desenvolvimento da leitura, da organização da escrita e me oportunizar boas intervenções pedagógicas.

II.. Objetivos:

Ao final do projeto os alunos deverão ser capazes de:
a) Empreendimento: (objetivo do aluno)
- montar um supermercado com alguns critérios de organização;
-brincar de fazer compras(escolher, pagar, receber troco, etc).

b) Vida cotidiana:
- respeitar os combinados do grupo;
-assumir com responsabilidade seu papel nas atividades coletivas;
-respeitar o desempenho dos colegas no trabalho em grupo.

c) Com relação à competência;

1) Em matemática;
- classificar, ordenar e categorizar produtos;
-contar e usar contagem para comparar e operar com quantidades;
-usar a correspondência termo-a-termo para comparar e operar com quantidade;
-reconhecer o registro formal da língua matemática;
-fazer o uso funcional do comprar-vender-pagar-receber troco;
-entender a moeda usada como representação do real.

2) Em português:

-conhecer mais rótulos através de índices;
-ler ou reconhecer etiquetas e placas escritas;
-escrever etiquetas; placas,listas de compras, etc;
-usar o vocabulário adequado para o contexto.

3) Em ciências e estudos sociais:

-ter idéia de quais produtos são mais comprados nas cidades;
-ter idéia de quais produtos são mais comprados no interior;
-entender a funçaõ sociala dos rótulos nos produtos;
-entender a funçaõ social das etiquetas e placas no supermercado;
-ter idéia de estado líquido e sólido nos alimentos;
-ter idéia de alimentos perecíveis - e porque geladeiras, etc- aprimorar um pouco mais a noçaõ de tempo, espaço, causa, efeito, etc.

III. Etapas:

-roda para combinar o projeto (porque-objetivos-empreendimento, tempo de duração, etc.);
-fazer a coleção das sucatas (onde, quem, o que);
-roda para construção coletiva (local, como organizar, etc.);
-rodas para classificação e organização dos produtos;
-organizar duplas ou grupos para as tarefas (etiquetas-produzir desenhos, cheques);
-rodas para definir regras do jogo de compra: quem compra, quem vende, troca dos papéis, quando, etc.

IV. Tempo

a) Duração do projeto: de setembro a novembro.
b) Periodicidade: 2 vezes por semana.

V. Avaliação:
Avalio muito positivamente a realização deste projeto. Além da conquista dos objetivos que determinei, muitas outras oportunidades de trabalho surgiram durante o desenvolvimento:

a) Classificações variadíssimas:todos os produtos, sua composição, seus rótulos. O que se compra nos diversos estabelecimentos comerciais, tipo: farmácia, padaria, livraria, armazém, flora, etc.

b) As situações de escrita foram em amior frequência e mais produtivas que minha previsão: jogos como "caça-palavras" - adivinha o nome - "força" foram frequentes para escrita dos nomes dos produtos, o que garantiu, para muitas crianças, a construção alfabética.

As listas do que fazer, do que comprar, a confecção das etiquetas, a leitura dos rótulos pela decifração do código ou por índices, ampliaram as estratégias de leitura e de escrita de muitas crianças.

c) Discussões sobre atitudes econômicas.

Foram inúmeras as oportunidades de discutir sobre conteúdos fundamentais das ciências e dos estudos sociais. Poderia ter explorado temas como produção, engarrafamento de alimentos, empacotamento, o papel do plástico no mundo de hoje - derivados - deteriorização de produtos - o que nasce debaixo ou de cima da terra - o que é agricultura, indústria, etc. São momentos ricos na aplicação de conhecimento de mundo e do vocabulário das crianças, produzindo avanços em sua capacidade de comunicação oral.
Todas estas situações provocaram discussões, trocas de ponto de vista, oportunidades ricas para desenvolvimento cognitivo moral e social.

Está reflexão é de 1995, tomei a liberdade de coloca-la no meu blog....
12:37 | Adicionar um comentário | Link permanente | Incluir no blog | Aula de PortuguesReceita de Alfabetização

RECEITA DE ALFABETIZAÇÃO

Pegue uma criança de seis anos e lave-a bem.Enxugue-a com cuidado e enrole-a num uniforme e coloque-a sentadinha na sala de aula. Nas oito primeiras semanas, alimente-a com exercícios de prontidão. Na nona semana, ponha uma cartilha nas mãos da criança. Tome cuidado para que ela não se contamine no contato com livros, jornais, revistas e outros perigos materiais impressos. Abra a boca da criança e faça com que ela engula as vogais. Quando tiver digerido as vogais, mande-a mastigar, uma a uma, as palavras da cartilha. Cada palavra deve ser mastigada no mínimo 60 vezes, como na alimentação macrobiótica. Se houver dificuldade para engolir, separe as palavras em pedacinhos. Mantenha a criança em banho-maria durante quatro meses, fazendo exercícios de cópia. Em seguida, faça com que a criança engula algumas frases inteiras. Mexa com cuidado para não embolar.
Ao fim do oitavo mês, espete a criança com um palito, ou melhor, aplique uma prova de leitura e verifique se ela devolve pelo menos 70% das palavras e frases engolidas. Se isto acontecer, considere a criança alfabetizada. Enrole-a num bonito papel de presente e despache-a para a série seguinte.
Se a criança não devolver o que foi lhe dado para engolir, recomece a receita desde o início, isto é, volte aos exercícios de prontidão. Repita a receita quantas vezes for necessário.
Ao fim de três anos, embrulhe a criança, em papel pardo e coloque um rótulo: "aluno renitente".


ALFABETIZAÇÃO SEM RECEITA

Pegue uma criança de seis anos, ou mais, no estado em que estiver, suja ou limpa, e coloque-a numa sala de aula onde existam muitas coisas escritas para olhar e examinar. Sevem jornais velhos, revistas, embalagens, propaganda eleitoral, latas de óleo vazias, caixas de sabão, sacolas de supermercado, enfim, tudo que estiver entulhando os armários da escola e da sua casa. Convide a criança para brincar de ler, adivinhando o que está escrito: você vai descobrir que ela já sabe muitas coisas.
Converse com a criança, troque idéias sobre quem são vocês e as coisas de que gostam e não gostam. Escreva no quadro algumas das coisas que foram ditas e leia para ela. Peça à criança que olhe as coisas escritas que existem aí, nas lojas, no ônibus, nas ruas, na televisão. Escreva algumas destas coisas no quadro e leia para ela. Deixe as crianças cortarem letras, palavras e frases dos jornais velhos e não esqueça de mandá-las limpar o chão depois, prá não criar problema na escola. Todos os dias leia em voz alta para a criança alguma coisa interessante: historinha, poesia, noticia de jornal anedota, letra de música, adivinhação. Mostre para a criança alguns tipos de coisas escritas que talvez ela não conheça: um catálogo de telefone, um dicionário, um telegrama, uma carta, um bilhete, um livro de receitas de cozinha.
Desafie a criança a pensar sobre a escrita e pense você também. Quando a criança estiver tentando escrever, deixe-a perguntar ou ajudar ao colega. Não se apavore se a criança estiver comendo letras: até hoje, não houve caso de indigestão alfabética. Acalme a diretora e a supervisora se elas ficarem alarmadas.
Invente sua própria cartilha. Use sua imaginação e sua capacidade de observação para ensinar a ler. Leia e estude, você também.

PS: Se não gostar desse processo, aplique a receita de alfabetização

Esta foi parte da Reunião Técnica-Pré-Escola.
Referencia
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Superintendência de Desenvolvimento do Ensino. Diretoria de Normas e Planejamento Curricular. Marlene Carvalho.
Recei.oficio.290596

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