terça-feira, 4 de outubro de 2011

Planejamento

PARA LEMBRAR SEMPRE

É brincando que a criança aprende e aumenta suas experiências;
Devemos intercalar brincadeiras calmas, moderadas e agitadas;
Para dar inicio á uma atividade mais tranquila, é necessário que as últimas brincadeiras sejam menos movimentadas.
Devemos também utilizar o espaço fora da creche para passeios e excursões, onde se pode vivenciar novas experiências e trocar informações.
PLANEJAMENTO

Se entendemos CRECHE-ESPAÇO EDUCATIVO,

COMO PLANEJAMOS AS ATIVIDADES?

Todas as atividades que queremos realizar devem ser organizadas antes e precisamos pensar sobre:

O que queremos realizar?
Para que?
Com quem?
A onde?
Como?
Responder estas perguntas é planejar!

Planejar é importante se queremos alcançar resultados previstos, isto é, os objetivos que desejamos.

Visando o desenvolvimento global da criança, o planejar deve ser dinâmico, flexivel, organizado e construido por todos, ou seja, coletivamente.

QUE OBJETIVOS QUEREMOS?

Desenvolver a cooperação, a autonomia, a criatividade, aresponsabilidade, o auto-conceito, o senso critico;

Exercitar a cidadania e criar condições para a solução de problemas.

PLANEJAR O QUE?

As atividades do dia-a-dia:

Chegada
Rodinha
Atividades de livre escolha
Recreação
Alimentação
Passeio e Excursões
Música
História
Atividades em grupo
Temas geradores
Repouso
Conteúdos
Dramatização
Poesia
Avaliação
Higiene
Brincadeiras só ou em grupo
Saida
QUE ORDEM VAMOS DAR A ESTAS ATIVIDADES?

Não existe uma ordem pré-estabelecida. Mas há algumas que se desenvolvem sempre no mesmo horáro, que são:

Chegada´e saida;
Higiene das mãos (antes da alimentação e depois da ida ao banheiro);
Higiene dentária (depois da alimentação);
Alimentação (merenda, almoço e jantar);
Avaliação (antes da saida);
ESTAS SÃO AS ATIVIDADES DE ROTINA.

AS ATIVIDADES DIVERSIFICADAS SÃO AQUELAS QUE AS CRIANÇAS ESCOLHEM O QUE QUEREM FAZER

ESTAS PODEM SER LIVRE ESCOLHA, POR EXEMPLO:

EU QUERO BRINCAR DE BOLA, EU QUERO PINTAR, EU QUERO…..

O educador pode observar as atividades que as crianças estão fazendo e estimular, explorar, desafiar em outros

aspectos que as brincadeiras e jogos oferecem, mesmo que as crianças estejam trabalhando sozinhas ou em grupos pequenos.

As atividades diversificadas também podem ser trabalhadas em grupo, onde este decide o que quer fazer. O educador acompanha

o desenvolvimento da atividade, enriquecendo ao máximo.

UM JEITO DE VIVER O DIA-A-DIA, PODERIA SER ASSIM:

Chegada;
Higiene e Merenda;
Rodinha_ E a hora de conversar
Quem veio hoje? (fichas com os nomes das crianças)
Que dia é hoje?
Quem tem uma novidade?
Observação do tempo.
_È hora de troca de informações:

Exploração do tema gerador;
Apresentação do conteúdo por área especifica;
O planejamento do dia, decidido com as crianças.
HOJE QUEREMOS:

Em uma roda cada criança expreça a sua vontade exemplo:

Ouvir história;
Desenhar;
Merendar:
Pintar;
Conversar sobre…
Brincar de..
Jogar
Cantar
04. ATIVIDADE DIVERSIFICADA

Neste momento o educador planeja a etapa seguinte (atividade de grupo ou de livre escolha), de acordo com os interesses das crianças ou com alguma proposta interessante que o educador traga.

05.ATIVIDADES AO AR LIVRE.

06. HIGIENE E ALMOÇO

07. REPOUSO

08. AVALIAÇÃO

No fim do dia, a avaliação é feita na rodinha. Devemos conversar com as crianças confrontando o planejamento com o que foi realizado.

Que atividades gostaram mais?
Qual a atividade que não agradou?
O que não deu para fazer?
O que vamos deixar para o dia seguinte?
09.SAIDA.

ESTE PLANEJAMENTO DEVERÁ SER ADAPTADO DE COM SUAS NECESSIDADES OU PRIORIDADES.

JÁ PARA PLANEJAR AS ATIVIDADES DA SEMANA, SERIA BOM QUE:

Na 2ª feira na hora da rodinha, o educador e as crianças combinassem o que fazer durante a semana.

Só assim, o educador pode se programar prevendo os recursos que vai utilizar, por exemplo:

Se o assunto for Profissões, é bom que se chame um pai ou uma pessoa da comunidade para uma entrevista. E esta pessoa tem que ser comunicada com antecedência.

E O TEMPO PARA CADA ATIVIDADE?

ESSE TEMPO, DEPENDE DE CADA TURMA.

Do ritmo;
Do interesse sobre determinado assunto;
Da capacidade de concentração;
De acordo com as caracteristicas das crianças da turma.
PARA LEMBRAR SEMPRE.

Devemos diversificar ao máximo o lugar das atividades e sempre que possivel proporcionar passeios, entrevistas, excursões, enfim, atividades dentro e fora da sala proporcionando um maior número de experiências possiveis para a criança.
Devemos, ainda, propor atividades desafiadoras para a criança, que sejam significativas e prazerosas, identificando sempre a descoberta, acriatividade e o espirito critico.
Para atividades diversificadas, devemos prever, no planejamento, um tempo maior, pois nestas atividades podemos estimular a aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
Os imprevistos que surgem, levam as vezes, a uma alteração do que foi planejado para aquele dia ou aquela semana, embora os objetivos permaneçam.


Este Planejamento foi retirado do livro: Creche Comunitária
Educação Guia Básico Nº 2
Secretaria Estadual da Educação. DNPC – Alfabetização.

OBS: Não tenho referências completa pois falta capa do Livro,
mas achei muito interessante colocar este planejamento no blog.Sei que existe
muitas dificuldades ao planejar um.
Colocarei mais sujestões na medida do possivel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário